Harmonia das Cores: aprenda como escolher e combinar cores

Criar combinações de cores com harmonia exige que alguns conhecimentos sobre a teoria e as características das cores, seus significados e os efeitos que causam nas pessoas.

Não existem regras para combinar cores, no entanto existem alguns esquemas de cores tradicionais que facilitam nosso trabalho de transmitir conceitos por meio de elementos visuais.

Neste post, você vai conferir algumas dicas para criar paletas de cores harmônicas conforme estes esquemas e também criar suas próprios paletas personalizadas.

Então bora lá:

A harmonia das cores nos esquemas tradicionais

Existem alguns esquemas de cores já estabelecidos por artistas e designers, considerados esquemas tradicionais de combinação de cores – como o análogo, triádico, complementar etc.

Esses esquemas facilitam muito a criação de paletas para quem está começando, pois eles já absorveram princípios da teoria e da harmonia das cores. 

A princípio, você pode escolher uma cor e, a partir dela, criar uma paleta de cores com base nos esquemas que listei a seguir. Dessa forma, você poderá sentir qual tipo de combinação expressa melhor o que você busca. Neste artigo, explico os principais significados das cores.

Abaixo você confere a descrição e exemplos de cada esquema de cor:

Cores monocromáticas

Uma paleta de cores monocromática é composta por diferentes tonalidades da mesma cor.

São esquemas simples de criar, já que todas as cores partem do mesmo matiz e criam uma boa harmonia entre si.

Contudo, há de se tomar cuidado para que a paleta não seja pobre, tediosa. Para que isso não aconteça, observe o contraste entre os tons escolhidos.

Adicionar uma cor neutra forte, como o branco ou o preto, também pode ajudar a tornar a paleta mais interessante.

círculo cromático harmonia das cores
Círculo cromático expandido. As cores análogas são variações de tonalidades de uma mesma cor.
Paletas de cores monocromáticas

Cores análogas

Esquemas de cores análogas são o segundo tipo mais fácil de criar – ao escolher uma cor do círculo cromático, basta escolher as cores que ficam imediatamente a seu lado.

Tradicionalmente, cores análogas possuem o mesmo nível de croma, mas o uso de tonalidades diferentes podem tornar as paletas mais interessantes.

círculo cromático harmonia das cores análogas
Esquema de cores análogas
Paletas de cores análogas

Cores complementares

Esquemas de cores complementares são criados pela combinação de cores que ficam de lados opostos do círculo cromático. 

Em sua forma mais básica, esses esquemas consistem em somente duas cores, mas eles podem facilmente ser expandidos com o uso de tonalidades diferentes dessas cores. 

Uma ressalva: usar cores que são exatos opostos com o mesmo croma ou valor ao lado uma da outra pode ser visualmente desconfortável – elas parecem realmente vibrar nas bordas nos usos mais severos. 

Portanto, é melhor evitar esse tipo de uso, seja deixando um espaço negativo ou adicionando outra cor – de transição – entre as cores complementares.

círculo cromático harmonia das cores complementares
Esquema de cores complementares
Paletas de cores complementares

Cores complementares divididas

Diferente dos esquemas de cores complementares comuns, as paletas formadas por cores complementares divididas são um pouco mais complexas.

Nesse esquema, em vez de usar a cor exatamente oposta à cor principal, você usa cores nos dois lados do matiz oposto ao matiz base.

Por exemplo, se você quer criar uma paleta partindo do azul, em vez de usar o laranja puro em sua paleta, você usará o amarelo-alaranjado e o laranja-avermelhado para criar sua paleta de cores.

círculo cromático harmonia das cores complementares divididas
Esquema de cores complementares divididas
Paletas de cores complementares divididas

Cores triádicas

Esquemas triádicos são criados de matizes igualmente espaçados ao longo das 12 cores do círculo cromático. É um dos esquemas de cores mais diversificados.

Enquanto esse tipo de paleta de cor pode ser mais difícil de se criar e aplicar, pode também tornar um design bastante interessantes visualmente pela sua diversidade de cores e contrastes.

círculo cromático harmonia das cores triádicas
Esquema de cores triádicas
Paletas de cores triádicas

Cores complementares duplas (tetradic)

São provavelmente os esquemas mais difíceis de se aplicar sem se tornar uma miscelânea de cores em uma imagem.

Por outro lado, também proporcionam riqueza na variedade de cores e podem ser bastante interessantes em peças mais ricas visualmente, como ilustrações e edições mais complexas de imagens.

O melhor jeito de usar esse esquema de maneira simplificada é escolher somente uma cor como principal em seu design e aplicar as outras como cores de destaque.

círculo cromático harmonia das cores complementares dupla
Esquema de cores complementares duplo
Paletas de cores complementares duplas

Como criar uma paleta de cores harmônica?

Praticar diferentes combinações de paletas de cores é o melhor caminho para aprimorar a habilidade de expressar ideias e sentimentos pelas cores. 

Existem algumas ferramentas gratuitas na internet para a criação de paletas, mas aqui vou focar no Adobe Color, a ferramenta que costumo usar e que supre minhas necessidades super bem. Também uso muito o Photoshop para isso.

Lá, além de criar paletas de cores em esquemas pré-estabelecidos, tem a opção de criação personalizada, onde você pode abrir mão das regras pré-estabelecidas e explorar sua criatividade, testando suas ideias.

Além disso, na aba “Explorar” você encontra várias inspirações de paletas de cores. A ferramenta é extremamente acessível e simples de usar, permitindo que a prática e a pesquisa de referências facilitem gradativamente seu trabalho.

Abaixo separei 3 dicas para te ajudar na criação das suas paletas de cores:

adobe color ferramenta paleta de cores
Adobe Color - com esta ferramenta, você pode criar paletas personalizadas ou nos esquemas que comentei acima. A aba "explorar" é ótima para encontrar inspiração.

1- Fique atento às características das cores

Observar as características da cor, como o tom, sombra e tints é importante para criar paletas interessantes. Matizes puros possuem valores e saturação similares, tornando a combinação gritante e clichê. 

Quando você mistura as características, o círculo cromático é expandido para um número infinito de cores. Para saber mais sobre quais são essas características das cores, acesse meu artigo sobre a teoria das cores. Lá você encontra a definição de cada termo para entender melhor do que estou falando aqui.

2 - Evite combinar cores com cromas similares, mas não idênticos

No design, é bom evitar usar matizes que possuem cromas similares (mas não idênticos). Opte por matizes com cromas que ou são exatamente os mesmos, ou são pelo menos um pouco distantes entre si.

3 - Crie paletas de cores harmônicas a partir de fotografias

Usar fotografias para criar paletas de cores é uma forma simples e inspirada de criar uma combinação de cores. Eu, particularmente, adoro criar paletas de cores a partir de fotos da natureza. Facilita muito o processo de combinação das cores e treina o olhar para novas combinações.

É possível criar paletas com o aplicativo Adobe Capture, no Photoshop ou qualquer outro app de edição de imagens. O resultado pode ser surpreendente!

Paletas de cores complementares duplas

Espero que este conteúdo sobre a combinação harmônica das cores possa te ajudar a criar paletas de cores incríveis para seus projetos. Até mais!

Nathália Quintão

Nathália Quintão

Designer especialista na criação de identidade de marcas.