Como se destacar no seu mercado com uma marca de personalidade

Quem possui um negócio sabe que, hoje, vivemos em um mundo em que a regra é a alta competitividade nos mercados. Empresas que não possuem competidores e que abrem novos mercados são a exceção, por isso todo empreendedor deve buscar maneiras de inovar e se destacar em seu nicho de mercado.

Nesse cenário, algumas estratégias de diferenciação se fazem necessárias, e aqui quero trazer uma reflexão sobre como a identidade de uma marca pode ajudar uma empresa a se destacar entre as demais. E uma das formas de criar uma identidade forte é através do desenvolvimento da personalidade da marca.

Ao se trabalhar quesitos da personalidade humana nas marcas, criamos pontos de conexão entre marcas e pessoas – a famosa humanização das marcas – possibilitando um relacionamento significativo entre as duas partes. E é justamente este o ponto que pode ser um fator determinante para o sucesso do seu negócio. 

A força da personalidade das marcas

“A maior força humana é a da personalidade”, já dizia Goethe. Quando dizemos que “fulano tem personalidade”, estamos nos referindo às suas características marcantes, que não são comuns às outras pessoas que conhecemos. Geralmente são essas características que nos chamam a atenção, que marcam nossa memória e nos fazem lembrar do tal fulano.

Da mesma forma, uma marca com personalidade forte é autêntica, tem características que a definem e a identificam, e que não são comuns a outras marcas. Para o consumidor, fica mais fácil se lembrar e se conectar com uma marca que cause impacto e que marque sua memória, o que dá uma grande vantagem frente às marcas que não se preocupam em criar esse efeito. 

Para se trabalhar a personalidade de uma marca, precisamos, primeiro, saber definir essa marca: quem ela é? Como ela pode ser descrita em uma sentença simples? Quais são seus valores, seus objetivos e propósitos? Por fim, é necessário traçar uma rota sobre como isso será comunicado ao público.

A intenção, ao projetar a identidade de uma marca, é trabalhar a combinação de aspectos da personalidade humana para que ela tenha uma voz própria, que seja capaz de se conectar e se relacionar com seus públicos. Ou seja, de se relacionar com as pessoas que importam.

E as marcas pessoais?

Quando pensamos em marcas pessoais, hoje cada vez mais protagonistas na internet, o processo para a construção da personalidade da marca está extremamente atrelado à personalidade da pessoa em si. Isso não muda, contanto, o fato de que é preciso conhecer a marca, ou seja, a pessoa, e saber como comunicar isso ao público.

Portanto, o processo de construção da personalidade de marcas pessoais também se faz necessário para que possamos compreender como comunicar nossa essência, quem somos, o que fazemos e o porque fazemos. 

Essa essência da qual falo nada mais é que o resultado da sua personalidade, lapidada para cumprir seus objetivos ao se comunicar na web. Ela diz respeito ao conjunto de características e qualidades que definem sua individualidade e te distingue dos demais. 

Como alinhar a personalidade da marca com seus públicos de interesse

Quando falamos em personalidade, entendemos que se trata de um movimento interior, de autoconhecimento. Porém, mesmo isso sendo verdade, é preciso estabelecer uma relação com os públicos de interesse da marca, pois estamos falando de negócios.

Se você ainda não realizou o estudo de públicos da sua empresa, confira este artigo no qual preparei um guia para te ajudar. Caso já tenha seus públicos bem definidos, partimos então para um exercício onde podemos fazer um alinhamento entre a marca e as pessoas que ela deseja atingir.

Definindo os atributos da marca

A personalidade de uma marca é expressa em toda a sua comunicação – tanto a verbal, quanto a visual. Para começar o trabalho de autoconhecimento necessário para esta etapa do projeto de identidade da marca, partimos da identificação e estudo de algumas características humanas, como listadas a seguir.

Para começar o trabalho, confira a lista de atributos abaixo e selecione aqueles que fazem sentido para sua marca:

Atributos da marca – sua marca é:

  1. Extrovertida
  2. Alegre
  3. Brincalhona
  4. Séria
  5. Conservadora
  6. Moderna
  7. Elegante
  8. Discreta
  9. Delicada
  10. Madura
  11. Aventureira
  12. Rebelde
  13. Tradicional
  14. Sábia
  15. Exclusiva
  16. Criativa
  17. Científica 
  18. Romântica
  19. Ousada
  20. Grande
  21. Arrogante
  22. Sóbria
  23. Formal
  24. Futurista
  25. Antiga
  26. Irreverente
  27. Tranquila
  28. Confiável
  29. Profissional
  30. Analítica
  31. Arrojada
  32. Sábia
  33. Artística
  34. Modesta
  35. Deslumbrante
  36. Padronizada
  37. Inocente
  38. Livre
  39. Acadêmica
  40. Estável
  41. Sutil
  42. Moderna
  43. Básica
  44. Rigorosa
  45. Sonhadora
  46. Idealista
  47. Agressiva
  48. Pequena
  49. Convencional
  50. Radical
  51. Simples
  52. Grosseira
  53. Atrevida
  54. Pequena
  55. Cotidiana
  56. Multifacetada
  57. Refinada
  58. Popular
  59. Industrial
  60. Comum

Após selecionar os atributos que fazem sentido para sua marca, seja ela pessoal ou não, é interessante que você faça um exercício de imaginação, pensando em como você pode expressar esses atributos em toda a sua comunicação.

Aqui, não falo somente dos posts no Instagram ou dos slogans e frases de efeito, mas também de como você se veste e se porta ao falar com seu público, das cores e tonalidades que escolhe na sua comunicação, nos tipos de foto que publica nas redes, entre muitos outros fatores. 

Use os atributos como guias para o desenvolvimento da sua comunicação e, com o passar do tempo, tudo ficará mais fácil e intuitivo. 

Se quiser saber mais sobre como transmitir a personalidade da sua marca na identidade visual, confira esse post com 6 passos para você alinhar sua comunicação visual com quem você é e o que deseja comunicar.

Até mais!

Espero que este conteúdo sobre a teoria das cores possa te ajudar trabalhar ainda melhor com as cores em seus projetos. Veja também nosso post para aprender a combinar as cores com harmonia.

Nathália Quintão

Nathália Quintão

Designer especialista na criação de identidade de marcas.